Vacuidade e interdependência
O relativo e o absoluto se revelam através de base, caminho e fruição como os dois corpos (forma e não forma) dos Budas, e assim ao nos coadunarmos com as ações dos bodisatvas, expressamos o darma que é consagrado em nós pelas aspirações de todos os Budas. Esse é o significado de praticar em meio à interdependência.
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Como o Darma do Buda surge para nós?
• mp3 do podcast.
• Definitivo, relativo e interdependência (vídeo do Canal Tendrel em que trato de algumas questões que ficaram pendentes neste vídeo.)
• Hidden Teachings of Tibet: An Explanation of the Terma Tradition of Tibetan Buddhism (livro de Tulku Thondup na amazon.com.br, em inglês)
• O caminho do meio (o 3o. capítulo da primeira parte do livro acima, traduzido em tzal.org)
• Linhagem fresca: tesouros e transmissão histórica (vídeo sobre a tradição dos tesouros em tzal.org)
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A primeira prática budista
Algumas vezes as pessoas pensam que ser budista é aprender a meditar, ou estudar muitas coisas. Porém a primeira prática budista é bem mais simples, embora nossos preconceitos e limitações autoimpostas muitas vezes façam dessa prática uma das menos faladas e menos efetivamente praticadas, principalmente entre “budistas de internet”.
Todo sofrimento tem causa
Carma, quando a gente sofre, tem causa. A causa é que prejudicamos os outros no passado.
Falseando a falseabilidade
Mais sobre budismo e ciência, com uma repetição da questão do materialismo como crença metafísica. Breve análise de uma citação de Dzongsar Khyentse Rinpoche sobre o conceito de falsificabilidade na filosofia da ciência de Karl Popper.
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